Tabela de conteúdos

8. Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social – CIMOS


Autor/Organizador: Promotor de Justiça Paulo Cesar Vicente de Lima


A Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS), órgão auxiliar da atividade funcional do Ministério Público, vinculada à Procuradoria-Geral de Justiça, tem por finalidade promover a interlocução e a articulação entre os Promotores de Justiça, as instituições públicas e a sociedade civil organizada, visando garantir a efetivação da participação social nas políticas públicas e institucionais.

Para tanto, atua na mobilização em movimentos sociais, organizações da sociedade civil e grupos em situação de vulnerabilidade, tais como pessoas em situação de rua, catadores de materiais recicláveis, povos e comunidades tradicionais, agricultores familiares, populações concentradas em regiões com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), entre outros grupos, buscando estabelecer cooperações que garantam, ampliem e efetivem os direitos fundamentais do ser humano, numa perspectiva de transformação social por meio da participação na tomada de decisões (autonomia).


Formas de Atuação


A atuação da CIMOS se dá no sentido de responder a demandas advindas dos variados sujeitos e grupos sociais, bem como de prestar apoio técnico aos Promotores Naturais nos temas relacionados à sua área de atuação. Busca também estabelecer cooperações e parcerias para realização de estudos, projetos, programas e ações que assegurem a efetivação dos direitos fundamentais do cidadão. Para tal utiliza-se principalmente dos seguintes instrumentos de atuação:



Principais programas, projetos e parcerias